1. 🏡 Recanto dos Pomares e Casa do Recanto.
Este é um refúgio que integra natureza, acolhimento familiar e experiências gastronômicas na comunidade Passo das Cuias. O local se destaca por seus pomares (incluindo pitayas e uvas) e pela Casa do Recanto, que oferece culinária com alma de campo e técnicas modernas. As opções de lazer e gastronomia são variadas: Jantares (sábados) e Almoços (domingos) na Casa do Recanto, com menus que harmonizam sabores contemporâneos e terroir regional. Piquenique nas Pitaias, uma experiência para desacelerar em meio à natureza, com cestas recheadas de delícias salgadas, doces e produtos frescos da estação. O local também oferece Café Colonial na Casa do Mato e é um espaço disponível para a realização de eventos.
2. 🙏 Mirante de Nossa Senhora Aparecida.
Em cidades com forte tradição católica como Ibirapuitã, ter um Mirante dedicado a Nossa Senhora Aparecida, ponto exclusivo de fé e peregrinação na cidade e no interior. Eles representam a devoção da comunidade e são locais de oração e manifestações religiosas, especialmente nas datas festivas da padroeira.
3. 🌳 Praça Municipal Thomaz da Silva Portella
No centro da cidade, a Praça Municipal é o principal espaço público e social de Ibirapuitã. É o ponto de encontro da comunidade e palco de diversos eventos culturais e festividades municipais, como as celebrações de aniversário da cidade e feiras. A praça costuma receber decorações especiais em datas comemorativas, como a Páscoa, Aniversário Municipal e Natal, e já passou por obras de melhoria para oferecer um ambiente ainda mais acolhedor aos moradores e visitantes, tendo agora, uma cobertura para sediar os eventos do município. É um ótimo lugar para um passeio e para sentir o ritmo da vida local.
4. 🍯 Apiário Santa Rita – Passo das Cuias.
Visitar um apiário na região pode oferecer a oportunidades de:
Conhecer o processo de produção de mel e seus benefícios.
Adquirir produtos artesanais de alta qualidade, como mel puro e geleias, diretamente do produtor.Experimentar um pouco do agroturismo e da vida rural da região.
Além disso, conhecer as famosas “Abelhas sem ferrão”.

